Inteligência Espiritual em tempos de crise global.

“É inútil desperdiçar a vida em um único caminho, especialmente se esse caminho não tiver coração. Antes de tomar um caminho, faça a seguinte pergunta: esse caminho tem coração? Se a resposta for não, você saberá, e deverá escolher outro caminho. Um caminho sem coração jamais é agradável. Você terá de se esforçar muito até para iniciá-lo. Por outro lado, o caminho com coração é fácil; não o obriga a esforçar-se para dele gostar. Carlos Castaneda, A erva do diabo”

O que é a inteligência espiritual?

A inteligência espiritual nos ajuda na compreensão do sofrimento e da dor e também é uma importante aliada no encontro de significado e sentido para nossas ações. Quando tratamos de inteligência espiritual não tratamos do pensamento religioso, mas do desejo intrínseco do humano de conectar com uma esfera maior.

Religião e Espiritualidade são conceitos distintos mas que facilmente se esbarram quando tratamos da inteligência espiritual. A religião costuma envolver dogmas, rituais e práticas. A espiritualidade, por sua vez, trata do desejo humano de conectar com algo maior.

Diferentemente da espiritualidade a inteligência espiritual ela se trata de uma habilidade que nos traz sabedoria, paz e compaixão para a forma que vivemos.

A inteligência espiritual se liga com a experiência de unidade, inclusão, serviço e sentido da existência. Com a inteligência espiritual somos capazes de agir com sabedoria e compaixão, mantendo um elevado grau de paz interna mesmo diante das dificuldades da vida.

Qual a diferença entre inteligência emocional e inteligência espiritual?

A inteligência emocional se refere a capacidade de nos regularmos emocionalmente. A inteligência emocional trata de autoestima, da capacidade de gestão das próprias emoções e da capacidade de relação com um outro. A inteligência espiritual aborda uma capacidade de encontrar sentido e significado na vida. É uma inteligência ligada a experiência de transcendência que confere uma percepção diferenciada da realidade e possibilita que encontremos propósito.

Por que a inteligência espiritual é importante?

A Inteligência espiritual pode despertar experiências de insights, iluminações repletas de significado e importância. Além disso confere propósito e sentido. A inteligência espiritual nos amarra na medida que possibilita experiências devocionais com a existência.

Por que investir seu tempo no desenvolvimento dessa inteligência?

A astrologia fala que estamos vivendo um. período de mudança de cosnciência da humanidade. Todos estamos sendo chamados para em algum nível nos reinventarmos e nos reestruturarmos internamente junto com essa mundana coletiva.

A vida nos pede transformações nas crises, toda crise é uma oportunidade. As crises nos tiram da nossa zona de conforto e nos deparam com a nossa capacidade de reinvenção. É tempo de despertar. É tempo de se reinventar. A vida está nos pedindo um olhar mais profundo, a vida está nos pedindo transformações e como sabemos tudo começa primeiro dentro de nós. A transformação

Quais as vantagens de desenvolver esse tipo de inteligência?

A inteligência espiritual nos leva para uma capacidade de distanciamento emocional, busca de sentido na vida, aumento da nossa faculdade reflexiva, capacidade de silenciar mais a mente, de contemplar mais a existência, a buscar uma atitude sábia diante da vida, a buscar autoconhecimento, a ter compaixão, humildade, empatia e sentimentos de transcendência.

O que leva a falta de inteligência espiritual?

Ansiedade, depressão, fanatismo, consumismo, tédio, autoengano, intolerância e o foco na falta de sentido.

Como melhorar minha inteligência espiritual?

  • Através da meditação.
  • Através da oração.
  • Perceber a realidade para além do ego individual com uma perspectiva mais abrangente e conectada.
  • A prática de um diário de anotações e reflexões. Não um diário com anotações apenas, mas com a forma de reação aos fatos. O que me agradou no dia? O que eu poderia ter melhorado?
  • Diário de sonhos. Um mergulho para você entrar em contato com seu insconsciente.
  • Andar na natureza com a mente vazia de conversas e barulhos mentais.

Por que a inteligência espiritual é importante num momento de crise global?

A inteligência espiritual nos ajudar a enfrentar as dificuldades e as incertezas que uma crise global podem gerar. Um momento de crise nos coloca diante de um sentimento de fragilidade e impotência muito grandes.

Em tempos de quarentena e grandes mudanças a ansiedade e a depressão são grandes vilões que agridem a saúde mental das pessoas. Através da inteligência espiritual nos conectamos com partes corajosas e transcendentes do nosso ser, podemos nos acalmar e mudar nossa perspectiva diante dos acontecimentos.

O contato com essa nossa esfera nos ajuda criar sentido para os acontecimentos e nos torna mais otimistas frente aos desafios. a inteligência espiritual é capaz de abrir novas esferas da nossa identidade. Além de ampliar nossa percepção da vida ela nos dirige para um estado mental de muito mais calmaria e serenidade.